Quem Somos

Home Quem Somos
QUEM SOMOS?

Surf Exchange é uma organização que fomenta a inclusão social e o auxílio à comunidades carentes por meio da prática de esportes integrados com a natureza, da valorização da cultura local, do crescimento sustentável do turismo e da realização de atividades  socioambientais no Brasil e na África do Sul; tudo isso através do SURF!

COMO TRABALHAMOS?

Nós trabalhamos a partir de diversas atividades socioambientais, culturais e esportivas relacionadas ao SURF, oferecendo uma experiência única ao voluntário. Como consequência das ações desenvolvidas durante o projeto, além de muito surf e natureza, o viajante estará ajudando na inclusão social das comunidades carentes locais, proporcionando assim um crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida dos jovens das regiões onde ocorrem os projetos.

O QUE SÃO AS ATIVIDADES SOCIOAMBIENTAIS?

As atividades socioambientais desenvolvidas nos nossos programas variam de acordo com cada destino, porém basicamente são relacionadas com a introdução da prática do surfe na vida das crianças carentes nas escolas e no mar (teoria + prática), auxílio de jovens especiais a entrarem em contato com o mar e com o Surf, aplicação de conceitos de sustentabilidade junto às escolas, participação de ações de preservação ambiental como mutirões de limpeza de praias, monitoramento da fauna e flora, acompanhamento de atividades de algumas ONG´s locais como  por exemplo a desova das tartarugas no projeto TAMAR, entre outros.

O QUE SÃO AS ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS?

Os projetos envolvem aulas semanais dedicadas à instrução e prática do surfe ao  voluntário. É realizado um treinamento especializado, de acordo com o nível de cada participante, com fotos e vídeos por equipe de surfistas profissionais locais, que fazem todo acompanhamento teórico e prático, realizando o treinamento tanto no mar como fora da água, com análise dos vídeos e fotos, e passagem de conceitos técnicos e teóricos sobre o surfe, baseados na cultura local.

O voluntário também tem a opção de realizar atividades extras opcionais oferecidas pelos nossos parceiros locais,, como passeios de kaique, bike, SUP, Kitesurf, Sandboarding, Aula de shaping e design de pranchas, mergulho, Yoga, entre outras.

Atividades culturais também estão disponíveis como “day tour” na região, participação em aulas de capoeira com grupos locais, aulas de dança local (forró por exemplo), entre outras.

O VOLUNTÁRIO PRECISA TER EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DO SURF?

Não, pois o Projeto Surf Exchange visa a introdução do Surf na vida de crianças carentes e especiais, sendo que o voluntário irá receber toda a instrução necessária de como interagir com as crianças e também os cuidados básicos necessários na introdução do esporte para eles, bem como receberá aulas da prática de Surf. O Projeto também entende que o auxílio emocional, a troca e a brincadeira proporcionada às crianças é o principal objetivo deste, sendo assim um primeiro passo para criar o real interesse dessas crianças no futuro desenvolverem-se neste esporte.

EXISTE ALGUM CUSTO? O QUE ESTA INCLUSO?

Atualmente o Surf Exchange não possui nenhum apoio governamental ou patrocínio, portanto somos um Projeto Autônomo. O custo do projeto envolve hospedagem, alimentação (café da manhã e almoço), transfer do aeroporto mais próximo (opcional), aulas e instrução de como auxiliar as crianças na prática do surf, deslocamentos aos projetos ambientais e sociais, aulas de surf especializadas, entre outros. O Surf Exchange trabalha com o melhor custo/benefícios de cada região nos quesitos alimentação, hospedagem e aulas de Surf, para tonar o projeto o mais acessível possível aos voluntários.

COMO A COMUNIDADE LOCAL É BENEFICIADA?

Além do dinheiro investido pelo participante ser destinado em totalidade para cobrir os custos operacionais do projeto, bem como fomentar a economia local (hospedagem, alimentação e etc.), uma pare deste valor é destinado exclusivamente à comunidade local, auxiliando-os na aquisição de equipamentos de surfe e materiais educacionais em geral. As atividades desenvolvidas diariamente pelos voluntários é de imensa importância para o crescimento físico-mental dos jovens e sua inclusão numa comunidade mais justa e participativa, tanto como para elaboração e fomento de novas formas empreendedoras na região visando o crescimento econômico e melhoria na  distribuição de renda proveniente do turismos local.

COMO OS JOVENS SÃO ESTIMULADOS?

Utilizamos do Surf como nossa poderosa ferramenta transformadora, capaz de atrair crianças e adolescentes em vulnerabilidade social para um ambiente de natureza e solidariedade, pois o esporte proporciona o desenvolvimento da autonomia, a liberdade de expressão e de emoções, o contato com a natureza e o companheirismo, motivando e proporcionando uma experiência única no aspecto físico e social do praticante deste maravilhoso esporte.

 ONDE ESTÃO LOCALIZADOS OS PROJETOS? 

Todos os projetos são realizados nos melhores picos de Surf do Brasil e da África do Sul.

As atividades no Brasil acontecem na Praia da Pipa (RN) e Itacaré (BA); e na África do Sul, em Jeffrey´s Bay (J-Bay) e Cape Town.

Inspirado e desenvolvido a partir dos projetos “SURF LIFE”, “SURF E ARTE” e “SURFISTAS VOLUNTÁRIOS”, oferecemos a todos um ambiente acolhedor e uma experiência única!